Titel S
ENCONTRO
DE HORIZONTES
21/9/24 ___2/11/24
ENCONTRO DE HORIZONTES
Com Celso Orsini (Itabira, MG, 1958) & Elias Muradi (Mogi-Mirim, SP, 1963)
"A cor é a forma do êxtase - é também inteligência e razão construtiva" Giorgio Agamben
Temos aqui em diálogo um encontro de titãs – duas potências das artes visuais contemporâneas, baseados em São Paulo, SP, que pensam as narrativas e sugestões de paisagens, demarcando seus territórios poéticos. No desenho, o retorno para um exercício de possibilidades. No domínio das cores, campos aglutinados ultrapassando as barreiras formais da abstração geométrica. Na transparência dos tons e na percepção das linhas, construções surpreendentes para avistarmos outros horizontes. Formas retro futuristas que nos transportam para outros lugares.
Dentro das questões ortogonais predominantes de Orsini, a volta às curvas, ampliando os registros horizontais, verticais e diagonais. Pinceladas e gestos que separam os campos, na permissão de se contaminar e errar, encontrando conforto visual em superfícies aveludadas. Temos também as referências do barroco de quando o artista iniciou sua carreira desenhando pias batismais e, até hoje, ao flertar com o construtivismo geométrico.
Nas transparências das aquarelas de Muradi, uma paisagem silenciosa, vazia e flutuante. Uma memória de futuro sugerida por elementos maquínicos à procura de suas funções ficcionais. Seus objetos, também construídos com rigor e fundidos em metais variados ou modelados em madeira e argila, nos colocam em confronto para uma crença possível entre nossos estados de alma.
Espaços provocados na tensão e nos pequenos atritos que justificam o encontro. As cores de ambos se desdobram no risco. Da consciência e do domínio cromático surgem os resultados de suas experimentações. Volumes blocados construindo e demarcando territórios. Formas geométricas que se apoiam, sustentando o desenho. O silêncio dos brancos, o vigor dos totens, os contrastes elegantes de quem tem a coragem de experimentar, acertando.
São dois horizontes que a gente admira principalmente quando se encontram.
Renato De Cara Setembro de 2024
OBRAS








